Os principais objetivos no tratamento da dor nas costas são:
- Alcançar a máxima redução na intensidade da dor tão rapidamente quanto possível;
- Restabelecer o paciente às suas actividades normais;
- Auxiliá-lo a lidar com a dor residual;
- Ajudá-lo com os efeitos colaterais da terapia;
- Facilitar a passagem do paciente através dos impedimentos legais e sócio-econômicos à sua recuperação.
Nem todos os tratamentos funcionam em todas as condições ou para todos os indivíduos na mesma situação, e muitos descobrem que precisam tentar várias opções de tratamento para determinar o que funciona melhor para eles. Somente uma minoria (estimados entre 1% e 10%) dos casos necessita de cirurgia.
Geralmente, acredita-se que alguma forma consistente de alongamento e exercício seja um componente essencial da maioria dos programas de tratamento das costas. Repouso total é raramente recomendado, e quando necessário, é geralmente limitado a um ou dois dias. Em acréscimo, a maioria das pessoas irá se beneficiar em não empregar quaisquer factores ergonômicos ou de postura que possam contribuir para a dor nas costas, tais como técnicas impróprias de levantamento de pesos, má postura ou apoio deficiente em camas, cadeiras de escritório etc.
Também se consegue algum alívio através da aplicação de uma botija de água quente, ou os chamados adesivos (emplastros) de forma a criar calor na zona afetada. Massajar a área que está sendo afetada pela dor é outra das formas de amenizar a dor de costas.