A parte da Coluna Vertebral chamada Coluna Lombar tem características peculiares e a dor nessa região acomete uma boa parte da população, em algum momento da vida. Porém, a maioria de dores lombares não tem uma patologia séria.
Acesse o blog Faça Fisioterapia
Existem três classificações para lombalgias. Em primeiro lugar temos a Lombalgia não-específica que é o tipo mais frequente de dor lombar e 95% dos pacientes enquadram-se neste grupo sendo consequência de um espasmo muscular, dor mecânica ou relacionada com má postura, distensão muscular, causas degenerativa (discartrose, espondiloartrose), síndrome do piramidal e/ou disfunção somática.
Sintomas de problemas na lombar:
* Dor irradiada para as pernas (parte anterior e posterior da coxa).
* Dificuldade em permanecer muito tempo sentado ou em pé.
* Dor em queimação na coluna.
* Dor em pontadas ou agulhadas.
Causa das dores lombares:
* Excesso de peso.
* Sedentarismo.
* Fumantes (pessoas que fumam, a circulação sanguínea na coluna é reduzida até 40%, devido ao excesso de nicotina no sangue).
* Posturas inadequadas principalmente ao ficar sentado.
A fisioterapia atuará através de exercícios de fortalecimento da musculatura postural que irão devolver a estabilidade necessária para o bom alinhamento e funcionamento da coluna, além de técnicas para aliviar a dor, o edema e devolver a mobilidade e qualidade de vida ao paciente.