O envelhecimento natural somado a outros fatores, como a execução incorreta de determinadas atividades físicas ou esforços repetitivos realizados no dia a dia podem ser a causa do surgimento de dores intensas nas costas, acompanhadas de rigidez e dificuldades de movimentação, por exemplo. Estes sintomas podem indicar, frequentemente, a presença da chamada artrose da coluna.
A artrose é um processo no qual há uma degeneração da cartilagem. Nas fases inicias da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos.
Uma das principais formas de tratamento é a prevenção da artrose, e para isso existem alguns cuidados que devem ser seguidos que incluem:
- Evitar o excesso de peso;
- Manter uma boa postura corporal;
- Evitar o levantamento de pesos, especialmente na região do ombro;
- Evitar a realização de exercícios repetitivos;
- Evitar a realização de trabalhos forçados.
A artrose é uma doença degenerativa crônica não existindo por isso um bom prognóstico da doença, servindo os tratamentos para aliviar a dor e a inflamação, retardar o progresso da doença, melhorar a movimentação e a qualidade de vida.