Quantcast
Channel: Dores na coluna
Viewing all articles
Browse latest Browse all 192

Função da Coluna Vertebral

$
0
0


A coluna vertebral ou espinha dorsal é o eixo central do corpo responsável por sustentar a nossa posição bípede. Ela também constitui um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico, através da medula espinhal, contida no canal medular da coluna vertebral.

A coluna vertebral apresenta também discos intervertebrais fibrocartilaginosos, que ficam localizados entre cada uma das vértebras. Eles impedem que haja uma sobrecarga sobre as vértebras, absorvem o aumento de pressão e permitem uma mobilidade entre as vértebras adjacentes. Além disso, podemos observar na coluna vertebral também a presença de curvaturas que ajudam na manutenção do equilíbrio e da postura ereta.

A coluna é formada por tecidos moles como músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos sendo estas estruturas responsáveis pela flexibilidade da coluna vertebral.

Na espécie humana, a coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, distribuídas por regiões:

  • Região cervical: estende-se pela nuca e possui setevértebras denominadas de cervicais;

  • Região torácica: estende-se pelo tórax e é constituída por dozevértebras denominadas de torácicas;

  • Região lombar: estende-se pelo abdome e é formada por cinco vértebras denominadas de lombares;

  • Região sacral: localizada na pelve e constituída por cinco vértebras que são fundidas como uma única peça articulada com os ossos do quadril;

  • Região coccígea: localizada logo após a região sacral e constituída por quatrovértebras denominadas de coccígeas.

Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, onde a principal função está relacionada à mobilidade, porém também é suporte a aspectos como a viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco possibilitando agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores; atua na proteção de órgãos e vísceras vitais proporcionado com auxílio das costelas; promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional; proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).


Viewing all articles
Browse latest Browse all 192