A lombalgia é classificada como crônica quando há sintomas recorrentes por mais de 12 semanas.Aproximadamente 80% da população adulta irão apresentar algum episódio de dor lombar, sendo que 30% poderão desenvolver sintomas crônicos. O impacto da lombalgia, podendo restringir em alguns movimentos, gerando repercussões socioeconômicas importantes.
Ela se caracteriza por dor e/ou incapacidade persistente, a qual pode ser resultante de causas diversas, podemos classificá-las etiologicamente como estruturais; traumáticas; musculoesqueléticas; degenerativas; reumáticas; defeitos congênitos; inflamatórias; neoplásicas; viscerais reflexas; doenças ósseas; e metabólicas e outros como fatores nocivos, estímulos térmicos, mecânicos sobre essa estrutura, ativam a sensação de dor. Essa dor pode ser decorrente de forças excessivas, sejam externas ou internas consideradas atividades repetidas como extensão, flexão, e/ou rotação além da amplitude de movimento de um segmento corporal e as forças internas que enfraquecem a função neuro-músculo-esquelético, entre elas stress, falta de motivação, a fadiga, a depressão, a ansiedade podendo ser decorrentes a fatores psicogênicos e psicossociais
A dor de qualquer parte do corpo e de qualquer tipo de causa, necessita da presença da estrutura anatômica e do sistema nervoso para se manifestar.Em geral é uma sensação de desconforto. O estímulo com intensidade suficiente para ameaçar o bem-estar dos tecidos, denominado estímulo nocivo,desencadeia movimentos reflexos característicos de natureza protetora e defensiva.
A lombalgia crônica apresenta como principal sintomatologia:dor, diminuição da força muscular, restrição da amplitude de movimento, espasmos musculares e alterações posturais são comuns ocorrer limitações funcionais nas atividades vida diárias.
A lombalgia é uma dor relatada em região lombar, que pode ocorrer sem motivo aparente, mas em geral é relacionada a algum trauma com ou sem esforço. A lombalgia pode ter origem em várias regiões: em estruturas da própria coluna, em estruturas viscerais; pode ainda ter origem vascular ou origem psicogênica.
Há uma gama de Terapias Manuais que podem ajudar no tratamento da lombalgia crônica. É sabido que a Terapia Manual que tem um ótimo resultado em diversas queixas que pacientes apresentam na prática clínica. Se você é profissional e quer conhecer técnicas de Terapia Manual, clique nesse link!