Quantcast
Channel: Dores na coluna
Viewing all articles
Browse latest Browse all 192

Cervicalgia pode ser causada por Desgastes Estruturais

$
0
0



A dor cervical pode ser de origem miofascial (musculatura), articular ou neural. Na dor miofascial, existe um distúrbio biomecânico (postura, ergonomia, desbalanço muscular, etc). Na dor articular, existe o desgaste (artrose) da articulação das vértebras. E na dor neural, existe compressão dos nervos da coluna (por hérnia de disco, hipertrofia das facetas, etc).

As 3 situações podem se misturar; por isso, o tratamento da cervicalgia (dor cervical) é complexo.

À medida que envelhecemos, os ossos tendem a sofrer alterações em seus formatos. Na coluna, essas alterações podem criar alguns "osteófitos" (os famosos "bicos de papagaio").

Esse é um processo natural em todas as pessoas e é uma tentativa de a coluna estabilizar o excesso de movimento que pode ocorrer com o desgaste dos ligamentos, desgaste dos discos e diminuição da massa muscular.

A presença desses osteófitos ocupa espaço e pode comprimir áreas onde estão presentes estruturas nervosas, causando dor.

Além da dor, pode haver dormências, formigamentos e até fraqueza. A esse processo de formação de osteófitos e diminuição do espaço para as estruturas nervosas, damos o nome de "estenose".

O desgaste articular é a principal causa da dor cervical em pessoas com mais idade e, normalmente, está associado a uma doença crônica como artrose cervical, por exemplo, que causa inflamação entre as vértebras, gerando a dor.

Para terminar, duas dicas para quem lida com Cervicalgias:

Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.

Curso Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas - Esse é um curso COMPLETO sobre Liberação Miofascial Instrumental (IASTM) e de Ventosaterapia mas você também vai receber de bônus o conteúdo COMPLETO de Pontos Gatilhos. Clique aqui!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 192