De acordo como o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de brasileiros procuram médicos para tratar a dor nas costas. O que muita gente não sabe é que, apesar da ajuda que os analgésicos dão, o tempo, uma atenção maior ao funcionamento do corpo e alterações nos hábitos de postura, também podem aliviar o desconforto.
Uma pesquisa mostra mais uma alternativa: os alimentos. Pois é, reduzir o risco de recorrência da dor nas costas é possível se você passar a visitar o corredor certo do supermercado. Indícios na pesquisa mostram que o consumo de alguns alimentos pode diminuir as inflamações que contribuem para alguns tipos de dor nas costas, principalmente, as ligadas a artrite.
Veja algumas sugestões de alimentos para comer e outros para evitar.
Coma mais
- Cereja. Um estudo mostrou que tomar 350 ml de suco de cereja azeda, duas vezes por dia, durante oito dias, reduz a dor e a tensão muscular. Cerejas azedas frescas ou enlatadas também ajudam.
- Azeite.
- Salmão em lata, sardinhas enlatadas em água ou azeite, cavala, atum-branco, sementes de linhaça e nozes. Todos são ótimas fontes de ácidos graxos e ômega-3.
- Proteína vegetal. A soja é uma ótima opção.
- Hortaliças e frutas de todas as cores,as enlatadas ou congeladas também, desde que não sejam em calda nem cheias de sal.
- Todos os tipos de castanhas e amêndoas.
- Chá-verde.
- Gengibre. Tente fazer um chá com pedacinho ralado da raiz em água fervente.
Coma menos
- Alguns óleos vegetais como os de milho, açafrão, girassol, algodão e óleos “mistos”.
- Margarina e gordura vegetal.
- Alimentos industrializados.
- Produtos que contenham xarope de milho rico em frutose.
- Alimentos ricos em gordura saturada, como carne, óleos tropicais e leite do tipo integral.
- Alimentos que contenham gordura trans.